sábado, 9 de agosto de 2008

Novembro/2004

sexta-feira, 26 de novembro de 2004

Qualidade de vida

Que não está nada fácil viver no mundo de hoje todos já estamos cansados de saber. E quando eu falo "cansados" é no sentido literal da palavra. Além de trabalhar duramente para ganhar um salário mísero é necessário se especializar. Não importa qual a prioridade, para ser "alguém na vida" todos têm que trabalhar, já que não tem como se manter sem fundos monetários, e que estudar... e fique sabendo que além de se aprofundar naquilo que trabalha, para sermos ao menos reconhecidos, temos que ser polivalentes, temos que saber um pouco de todo o resto também, simplesmente porque saber sobre sua área de atuação é o trivial. É uma troca e um ciclo vicioso: você estuda para trabalhar e trabalha para desenvolver o que estudou. E todos fazem isso frenéticamente... é cobra engolindo cobra.
O que eu tenho a dizer é que não esqueçamos de viver. Hoje, eu tomo consciência mental e corporal do que é qualidade de vida. Estar mergulhada nessa onda tem que ter algum sentido, existe vida social após a morte as obrigações... temos que colher os frutos do nosso esforço! E mais, lembre-se que isso não é para o futuro, até porque estamos vivendo agora e quando o futuro chegar será o presente do mesmo jeito! O futuro é o presente de amanhã. E se você não está conseguindo tem alguma coisa errada. Pelo menos tente!
O dia nunca vai ter mais de 24 horas, ponha isso na sua cabeça. Você que terá que saber administrar seu tempo. Não ache um absurdo mas é bom que você saiba distribuí-lo entre trabalho, estudo, lazer, religião, amor, amizade, descanso, não necessariamente nesta mesma ordem, ou seja feliz com o que você tem. Né não? :)

_____________________________________________________


terça-feira, 16 de novembro de 2004
O valor de cada "ser"

Nesse caso existem dois aspectos relevantes: valorizar e se fazer valorizado. Para mim, o segundo é o mais difícil. Talvez exista uma preocupação grande demais em mostrar aos outros o quanto eles são importantes, o quanto sou feliz em tê-los por perto e tudo que faço ou faria para torná-los felizes e nossos momentos os mais agradáveis possíveis... simplesmente porque eu dou-lhes o devido valor, aquele que é único de cada um. E o mais complexo é que tudo isso só é válido se for de coração, sem esperar o troco. Até porque isso vem naturalmente. Mas tem horas que se sentir valorizada é imprescindível... e eu não estou sendo contraditória! A intenção não é valorizar apenas quando tiver o mesmo dos outros, a verdadeira intenção é dar-se valor... e é isso que é complicado. Fazer os outros enxergarem a sua importância e não acharem que o seu mundo gira em torno do sol deles, deixar claro que você tem vida e vontade própria, sua independência, seus medos, seus objetivos, seus sonhos... que você também se magoa, sofre e que você pode cansar de apenas dar valor. O meu desafio agora é fazer esse meu valor ser percebido. Valor = respeito, compreensão, consideração, atenção.

Nenhum comentário: